FERIDAS URBANAS: UMA POÉTICA DA PRESENTIFICAÇÂO PELA NEGATIVIDADE DA FORMA
PAULO ROBERTO FERREIRA OLIVEIRA, ROALENO RIBEIRO AMÂNCIO COSTA
A proposta de intervenção artística para o Congresso UFBA 2021 tem como objetivo apresentar a exposição final da Tese de Doutorado intitula FERIDAS URBANAS: UMA POÉTICA DA PRESENTIFICAÇÃO PELA NEGATIVIDADE DA FORMA, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-PPGAV da Escola de Belas Artes da UFBA.
A presente exposição apresenta objetos escultóricos como reposta visual de uma investigação em processos criativos partindo de conceitos que definem essa abordagem prática e teórica, cuja concepção se baseia na apropriação de formas encontradas no espaço urbano. Relacionada à arte contemporânea essa pesquisa centra-se em experimentos artísticos que traz uma reflexão de um processo criativo que não se limita a uma técnica, um método ou simplesmente a um procedimento, mas se caracterizada por um conjunto de ações que se pautam por uma tríade que envolve o deslocamento, apropriação e a ressignificação, conduzindo essa experiência artística a partir de uma proposição de Fluxo Contínuo que se estabelece pelo contato, pela percepção e a materialidade que orienta os caminhos de sua construção.
Exposta de maneira remota na Galeria Cañizares em agosto de 2021 é possível transitar pelos caminhos que levaram esse artista por entre descobertas ao desenvolvimento de um trabalho concebido em cinco instancias (Conhecer; Criar; Fazer; Refletir e Apresentar), momentos instauradores que determinaram o curso das operações realizadas nas cidades de Salvador na Bahia e em Valência na Espanha.
Voltada para o tema Feridas Urbanas como objeto de estudo esse trabalho é fruto da empatia desse artista/pesquisador pela materialidade bruta que se revela em um corpo de concretude e define essa proposta escultórica pela fisicalidade de suas estruturas e pela subjetividade imbricada em cada cicatriz, o que leva a uma busca por respostas as inquietações geradas pelos encontros provocativos que vem se estabelecendo desde sua Dissertação de Mestrado.
Como situações de conflitos esses encontros provocativos despertaram o desejo pelas formas que carregam em suas composições involuntárias diferentes codificações em um debate gerado entre Presentificação e Negatividade da Forma. Condicionando o ato de criação o universo de captura permeia um olhar sensível e atento sobre a cidade em uma perspectiva ampla que aproximam esse território da a arte, da memória e do patrimônio histórico.
Nesta trilha formativa que envolveram as formas hundidas e suas ressignificações, essa poética apresenta as confluências que direcionaram esse fluxo criativo e as ações que compõem as séries: A Cidade como Corpo de Concretude; Trilhos da Cidade; Caminhos Percorridos entre Tempo e Espaço, levando o observador a caminhar junto ao pensamento formativo que move as intenções desse artista.