15 LUAS FEPEANAS – DEVIRES CURRICULARES
MARIA INEZ CARVALHO, MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SÁ, ELÍSIO JOSÉ DA SILVA FILHO, AUGUSTO FLÁVIO DA SILVA ROQUE, ANTRIFO RIBEIRO SANCHES NETO, ROSSELINNI BRASILEIRA ROSA MUNIZ GONÇALVES, NUBIA PEREIRA PAIVA, VITOR MARQUES ALMEIDA, JOSÉ WANDERLEY MEIRA FILHO
Para o Congresso UFBA 2021, o Grupo FEP – Formação em Exercício de Professores – propõe, em comemoração aos seus 15 anos, a intervenção artística 15 luas FEPEANAS – devires curriculares.
Será um vídeo, de 5 minutos, com depoimentos de atuais fepeanos – professores, mestrandos, doutorandos e graduandos de iniciação científica assim como de pesquisadores que já passaram pelo FEP.
A base da criação serão 2 trabalhos anteriores, em anexo.
1. O artigo O FEP por ele mesmo, assinado pelas professoras Geovana Zen, Maria Inez Carvalho e Maria Roseli Gomes Brito de Sá, publicado como capítulo do livro Grupos de Pesquisa e Produção do Conhecimento em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no PPGE FACED UFBA, organizado por Maria Cecília de Paula Silva, publicado pela EDUFBA em 2019.
O artigo é um potente mosaico de depoimentos.
2. O site Devires lunares na pandemia – currículo lua com atravessamentos diversos, é criação coletiva do FEP para o Trabalho Encomendado do GT 12 – currículo,Currículo e Pandemia – rupturas da vida (im)possível – da 40°versão (2021) da ANPED. Escolhemos fazer um mosaico de declarações sobre o tema. Foram 23 Textos – no gênero que chamamos Autotradução (a tradução de si) –, nos quais cada fepeano se traduziu expressando-se em derivações, mais ou menos, narrativantes, teorizantes, otimistas, pessimistas, em português formal, informal, em imagens, em vídeos, enfim; expressões de conteúdos plurais.