Para o Congresso UFBA 75 anos, a Escola de Dança estará presente por meio de diversas ações artístico-acadêmicas. Além das tradicionais Mesas de Debates, das Apresentações de Pôsteres e das Intervenções Artísticas propostas por discentes, docentes e técnicos-administrativos, neste semestre serão apresentados três trabalhos artísticos realizados dentro do projeto de Internacionalização da Escola de Dança, sendo um inédito. São eles:
- Dia 06 de dezembro – SEM CHÃO – estreia do projeto do Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança com o Nii/Colaboratório no Congresso UFBA 75 anos
- Dia 08 de dezembro – RESTO: no tempo, no silêncio, na escuta – desenvolvido pelo Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança dentro do Projeto TEPe que une pesquisadores de Portugal e do Brasil e improvisadores de 09 estados brasileiros e Chile. Reestreia no Congresso UFBA 75 anos.
- Dia 10 de dezembro – CON ESTE CUERPO EN ESTE MUNDO – produzido pela Compañía cuerpoequipaje com artistas da Argentina, Brasil, Chile, México, Peru, Uruguai, República Dominicana, País Basco, Itália, França e China. Agora apresentando no Congresso UFBA 75 anos.
Estas três propostas serão exibidas às 19:00.
Além dessas propostas, será organizada uma reedição do Painel Performático dentro do Congresso. Esse evento é realizado desde 2003 pela Escola de Dança da UFBA com o objetivo de compartilhar os trabalhos artísticos concluídos ou em processo de criação, desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação durante o respectivo semestre letivo. Devido ao contexto de pandemia provocado pelo Novo Coronavírus, o evento migrou para o formato virtual em 2020, recebendo mais de 100 inscrições nas suas 35° e 36° edições. No Congresso, serão exibidos alguns destes trabalhos.
Acompanhe tudo nas redes sociais do Congresso e da Escola de Dança da UFBA @dancaufba.
SINOPSE DOS TRABALHOS:
- SEM CHÃO – estreia 06 de dezembro, 19:00
Link: https://youtu.be/krxIItvZTS8
Experimento de pensamento 03: uma falha maior nos tira o piso sob os pés e o vemos desaparecer em infinita queda, sem nunca mais repousarmos com calma a ponta dos dedos no chão. os outros não passam de vaga ideia. sem chance de conectar.
só um vasto pressentimento.
O ponto de partida para o curta-metragem “SEM CHÃO” é uma livre interpretação da palavra dystopia: aquilo que não tem topos, lugar, território. Neste inóspito terreno comunicacional, fomos levadas a pensar o que é estar em conexão no mundo pandêmico e quais danças emergem quando o virtual e o real, o metafísico e o geológico, passam a ser equivalentes.
O Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia – GDC/UFBA – é um projeto permanente de caráter formativo de artistas da dança, abrigado na Escola de Dança da UFBA, em Salvador/BA, que existe desde 1965 acolhendo propostas artístico-estéticas de docentes, discentes e técnicos da UFBA, além de atuar em colaboração e co-criação com artistas da comunidade extra-acadêmica.
O Nii/Colaboratório (@niicolaboratorio) é uma plataforma de artistas da dança, articulada com os diversos campos da arte, desenvolvendo, a partir da capital baiana, ações locais e internacionais de criação, formação, pesquisa e difusão. Interessado pela ideia de “distopias coreográficas”, o Nii produziu os espetáculos “nada novo sob o sol” (2015), “Estio” (2018), a obra audiovisual “Estio__rito em lapso” (2021), e agora dá continuidade a esta pesquisa com “SEM CHÃO”, em parceria com o GDC-UFBA.
“SEM CHÃO” é promovido pelo Grupo de Dança Contemporânea (GDC) em parceria com o Nii/Colaboratório. Este projeto é apoiado pela PROEXT/UFBA e pela coordenação de ações artístico-acadêmicas da Escola de Dança – UFBA.
Colaboração: GDC + Nii/Colaboratório
Direção Artística Grupo de Dança Contemporânea: Antrifo Sanches
Nii/Colaboratório: nas pessoas de Alana Falcão, João Rafael Neto, Melissa Figueiredo e Neemias Santana
Concepção: Antrifo Sanches + Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana
Direção Coreográfica: Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana
Composição de Trilha Sonora: Pedro Oliveira Barbosa
Edição e Montagem de Imagem: Rana Tosto
Assistência de Edição: Wendel Assis
Assistentes de ensaio: Hugo Mateus Farias Queiroz e Thais Lisboa Cavalcante
Direção de Fotografia: Alana Falcão, João Rafael Neto, Melissa Figueiredo e Neemias Santana
Captação de Imagens: João Rafael Neto e intérpretes
Assistente de Captação de Imagens e Edição para Mídias: Laiz Mesquita
Direção de Produção: Antrifo Sanches
Produção Executiva: Priscila Barreto e Claudiana Honnorio
Assistente de Produção: Caroline Ferreira Mota
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Áslei Helen
Gestora de Mídias Sociais: Ginna Jorge
Designer Gráfica: Emilly da Silva Góes
Intérpretes Criadores:
Aelson Alves
Amanda Moreira
Ana Brandão
Brenda Bião
Brisa Òkun
Carla Riesco
Flávia Rodrigues
Gabriel Novaes
Iara Costa
Igor Vogada
Leonardo Lopes
Luana fulô
Tailane Souza
- RESTO: no tempo, no silêncio, na escuta – 08 de dezembro, 19:00
Link: https://youtu.be/lTN_JBIGe_o
“RESTO”: ação de seguir vivo. “RESTO”: aquilo que sobra em mim ou uma parte de quem eu era. A casa é a cidade agora; e as histórias íntimas é que constroem coreograficamente e geograficamente os corpos. A simplicidade é a escuta comum entre os caminhantes desses novos tempos, que em seu convívio na tela unem memórias, realidades e sonhos diante do momento necro-político brasileiro. “RESTO: no tempo, no silêncio, na escuta” é inspirado no conto “As cidades e os símbolos” do livro “As cidades invisíveis” do escritor Ítalo Calvino (1990), dirigido por Daniela Guimarães, Salvador – BA e performado por 11 artistas de diferentes estados brasileiros e distintos países. É uma criação realizada em tempo-real, via plataforma Zoom, um acontecimento com duração de 40 min, pautado na perspectiva de pesquisa de criação de um filme em tempo-real, e não em uma obra cênica para a tela, ou seja, um filme cênico. “RESTO: no tempo, no silêncio, na escuta” tem como referência espaço-imagética a obra do artista americano Gordon Matta-Clark (1943-1978) e como referência performática a coreógrafa londrina Siobban Davies e o artista visual e performer americano William Pope. A paisagem sonora da obra é construída a partir do banco de sonoridades do Projeto TEPe Portugal capturadas na residência Lisboa 2019, unida e mesclada ao trabalho de Wilton Batata e Lucas de Gal, este também tocando ao vivo.
Concepção e Direção: Daniela Guimarães (MG/BA)
Performers:
Ana Lu Geraldini (SP)
Artur Moura (DF)
Henrique Barsali (SP)
Hiago Ruan (BA)
Iara Costa (PB)
Jéssica Fadul (SP)
Leonardo Luz (BA)
Luiz Crepaldi, (SP)
Maria Tuti Luisão (DF)
Marcela Aragão (PE)
Mariana Batista (PR)
Paula Sacur (Chile)
Músico ao vivo: Lucas de Gal (BA)
Trilhas base: Lucas de Gal (BA), Wilton Batata (BA)
Composição Trópicos Latinizados: Lucas de Gal, Nielton Marinho, Aquim Sacramento (BA)
Paisagem Sonora: Rui Antunes (Portugal)
A paisagem sonora da obra é construída a partir do banco de sonoridades do Projeto TEPe capturadas na residência Lisboa 2019, unida e mesclada ao trabalho de criação dos dois músicos ao vivo.
Textos off: Daniela Guimarães (CALVINO, 1990), Paulo Caldas (GIL, 2020)
Colaboração TEPe: Rui Felipe Antunes
Teaser/Concepção: Daniela Guimarães
Teaser/Edição: Artur Moura
Teaser/Trilha: Wilton Batata
Produção Geral: Artur Moura, Daniela Guimarães
Realização: Grupo de pesquisa Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança
Essa obra foi desenvolvida pelo Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança dentro do Projeto TEPe que une pesquisadores de Portugal e do Brasil.
Projeto TEPe
Coordenação (PT)
Daniel Tércio (Investigador Principal)
Jonas Runa (co-Investigador Principal)
Coordenação (BR)
Leonel Brum (IP)
Equipes:
PORTUGAL
Investigador responsável: Daniel Tércio; Co-Investigador responsável: Jonas Runa
Investigador contratado: Rui Filipe Antunes
Investigadores: André Guedes, Bruno Pedro, Cecília de Lima, Luca Aprea, Maria João Alves, Pedro Félix, Pedro Sena Nunes, Rui Leitão, Sérgio Bordalo e Sá, Sílvia Cabral, Sofia Soromenho, Sophie Coquelin, Tiago Oliveira
BRASIL
Investigador responsável: Leonel Brum
Investigadores: Beatriz Cerbino, César Baio, Daniela Guimarães, Ivani Santana, Patrícia Caetano, Paulo Caldas, Thaís Gonçalves, Thembi Rosa
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
PTDC/ART-PER/31263/2017
Prazo de execução: 1 de Outubro de 2018 a 30 de Setembro de 2021
- CON ESTE CUERPO EN ESTE MUNDO – 10 de dezembro, 19:00
Link: https://youtu.be/tAwPyr566jg
Projeto de intercâmbio, pesquisa e criação com o objetivo de tecer redes artísticas, afetivas, interdisciplinares e intergeracionais em tempos de pandemia, com a dramaturgia e direção de Tatiana Sandoval (Argentina) e coreografia do professor da Escola de Dança da UFBA Antrifo Sanches. A obra foi construída em intercâmbio entre artistas de teatro, dança, música, figurino e multimídia, residentes na Argentina, Brasil, Chile, México, Peru, Uruguai, República Dominicana, País Basco, Itália, França e China, que compartilharam o processo criativo a partir dos mapas de seus corpos, suas genealogias, canções, afetos, imagens e sonhos. Apesar da distância e da diversidade linguística, fizeram conexões entre suas histórias. A criação foi feita através de plataformas síncronas onde puderam se encontrar e interagir. Eram 7h da manhã em Lima, 8h em Santo Domingo e Santiago do Chile, 9h em Salvador da Bahia, Buenos Aires e Montevidéu, duas da tarde em Paris, Barcelona e em um povoado da Sicília. Eram 20h em Shenzhen. Mais de vinte pessoas estavam em videochamada, de um lado da tela e do outro, a cada ensaio, juntas, descobrindo as coordenadas para habitar novos cenários possíveis.
Dramaturgia e Direção: Tatiana Sandoval
Coreografia: Antrifo Sanches
Desenho Sonoro e Música Original: Cecilia Candia
Performers Criadores:
Angela Babuin
Gabriela Baldoni
Thiago Cohen
Miguel De Sousa
Bárbara García Di Yorio
Romina Laino
Mayana Magalhães
Josefina Sabaté y Baudron
Vicente Santos
Dara Siligato
Mireya Solís
Jennifer Toledo Puga
Artistas Multimídias: Gabriela Baldoni, Delfina Cavallaro, Sara Degaetano, Danae Pienica, Luciano Saiz y MUTA multimedia
Desenho de Vestuário: Pheonía Veloz y Corina Herran
Projeções: Gabriela Baldoni
Animação Gráfica: MUTA multimedia
Assistente de Direção: Indira Aita
Assistente de Coreografìa: Thiago Cohen
Assistência de Produção: Rocío Ferrer
Redes Sociais: Lola Roig
Desenho Gráfico: Gabriela Messuti
Imprensa: Prensópolis
Assessoria de Produção: Paula Travnik
Produção Executiva: Micaela I. Zaninovich
Coordenação Multimídia: Luciano Saiz
Coordenação Artística: Micaela I. Zaninovich
Produção Geral: Compañía cuerpoequipaje
Realização:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Reitor: João Carlos Salles
Vice-Reitor: Paulo César Miguez
Pró-Reitora de Extensão (PROEXT): Fabiana Dultra Britto
ESCOLA DE DANÇA DA UFBA – Gestão Pulsar
Direção: Carmem Paternostro
Vice-direção: Antrifo Sanches
Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas: Daniela Guimarães