OS LINKS FORAM ENVIADOS PARA OS EMAILS DOS/AS PROPONENTES NO DIA 02/12. VERIFIQUE TAMBÉM SEU SPAM!
SE VOCÊ NÃO RECEBEU, ESCREVA PARA: congresso.mesas@ufba.br
Pedimos aos proponentes que mantenham informados todos os participantes das mesas sobre data, horário, sala e instruções recebidas da comissão de organização. Os links para o público estarão disponíveis no painel de programação do site, basta clicar na sala e no ícone do Youtube para ser direcionado. Não divulgue o link direto do youtube com antecedência, os links podem mudar por razões técnicas.
Plataforma de transmissão
Para a veiculação das atividades ao público, será utilizada a plataforma StreamYard que fará a transmissão (streaming) da sala virtual onde se apresentarão os participantes para os canais da UFBA no YouTube.
Disponibilizamos aqui um guia completo e um vídeo tutorial sobre a utilização da plataforma.
IMPORTANTE: Apenas 30 minutos são suficientes para conhecer todo o conteúdo do material, que lhe dará segurança no uso da plataforma e garantirá o sucesso da sua apresentação.
Se atentar ao horário programado para o início e fim da mesa. A tolerância máxima será de 5 minutos, além do horário previsto para encerramento.
Requisitos e dicas para uma boa apresentação
- Horário: Fique atento(a) ao horário de início do evento e acesse a sala com antecedência de 30 minutos para realizar os testes finais antes da sua apresentação. Bem como, ao horário de conclusão da mesa;
- Ambiente: Selecione um ambiente confortável, silencioso e com boa iluminação (certifique-se que o seu rosto fique bem iluminado, sem contraluz);
- Enquadramento: Ajuste sua câmera de modo que a sua imagem fique centralizada;
- Conexão Internet: É importante que você possua uma boa conexão com a Internet. Se possível, conecte seu equipamento diretamente ao roteador, através de um cabo de rede, caso contrário, se posicione o mais perto possível da origem do sinal de wi-fi (modem). Desta forma, você minimiza as interferências e perdas comuns na comunicação wi-fi. No momento da apresentação, se for possível, solicite que os demais presentes na ocasião não compartilhem o sinal da sua rede comumente utilizado para: assistir filmes, jogar, etc.
- Dispositivo: Preferencialmente, utilize um computador ou notebook, em especial o participante que fará apresentação com slides. Caso utilize um celular para a transmissão, faça uso de um tripé ou algum objeto para apoiá-lo, evitando se deslocar durante a apresentação. Além disso, coloque o celular na posição horizontal, em modo avião (lembre-se de ativar o wi-fi) e selecione o modo “Não perturbe”. Vale salientar que não é permitido o compartilhamento de tela através do celular.
ATENÇÃO: Para saber como realizar a apresentação de slides, clique aqui - Navegador (browser): Utilize o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, atualizados. Evite sobrecarregar o computador com várias abas abertas do navegador.
- Aplicativos: Feche todos os aplicativos que não serão utilizados durante a sua apresentação;
- WebCam: Evite o uso da webcam com outros aplicativos ao mesmo tempo no computador ou notebook no momento do evento.
- Headset: Ao invés de usar o microfone e o alto-falante embutidos (ou externos) no computador ou notebook, utilize um headset (fone de ouvido + microfone) para melhorar a captação do áudio e evitar o retorno/eco. Os fones com microfones básicos que acompanham qualquer celular em geral funcionam bem.
- Microfone: Mantenha o microfone no modo silencioso (MUTE) ao entrar na sala de transmissão quando não estiver falando.
ATENÇÃO: Deixe todas as notificações de celular e ferramentas de trabalho no modo silencioso.
Dúvidas podem ser enviadas para congresso.mesas@ufba.br